Notícias

Uso de geradores em subestacoes de energia

 

Uso de geradores em subestacoes de energia

A subestação de energia é um sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora à consumidora. Ou seja, ela funciona como ponto de controle e transferência de energia elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético.

As subestações são capazes de fazer variações através de rotas alternativas, com dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de falhas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas falhas ocorrem. 

Este tipo de sistema é geralmente utilizado em grandes obras, industrias, eventos de grande porte, hospitais, centros comerciais e até na manutenção de energia elétrica da concessionária local, como foi o caso da CEEE em Passo Fundo- RS.

Em parceria com a nossa representante do Rio Grande do Sul, APS Equipamentos, a empresa adquiriu um gerador HIMOINSA 140 kVa Carenado.

Com o uso do gerador em subestações, o fornecimento de energia se torna mais seguro, pois é através dele que ocorre a alimentação dos sistemas auxiliares em situações emergenciais, sendo portando imprescindível a sua presença.

É importante lembrar que o fornecimento de energia elétrica no Brasil é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações e linhas de transmissão, interligadas às várias usinas de diversas empresas. Assim, uma cidade não recebe energia gerada por uma única usina, mas por diversas usinas - hidrelétricas, termoelétricas, ou nucleares- que constituem o chamado Sistema Interligado Nacional (SIN).