Notícias

Levando luz e energia a uma das maiores minas de carvão do mundo

 

Levando luz e energia a uma das maiores minas de carvão do mundo

 

Os grupos geradores e as torres de iluminação HIMOINSA trabalham juntos em Tavan Tolgoi, uma jazida de carvão ao sul da Mongólia – as súbitas mudanças de temperatura na região, que vão de -40°C no inverno a mais de 35°C no verão, exigem a utilização de equipamentos robustos, resistentes e de alta qualidade.

Localizada ao sul do deserto de Gobi, na província de Ömnögovi, na Mongólia, a Tavan Tolgoi é uma das maiores minas de carvão do mundo. Descoberta em 1945, os estudos para sua exploração estenderam-se até 1985. Depois de ser dirigida por empresas públicas e privadas, em 2010, a Erdenes MGL LLC concedeu à empresa pública Erdenes Tavan Tolgoi a direção das extrações na jazida.

De acordo com as mais recentes explorações, a Tavan Tolgoi possui 6,4 bilhões de toneladas de carbono de alta qualidade e está dividida em seis setores. Meio a uma concorrência que contava com a participação dos principais fabricantes internacionais de geradores e de torres de iluminação, a empresa Unitra LLC, distribuidora da HIMOINSA na Mongólia desde 2011, foi a escolhida para fornecer os grupos geradores e as torres de iluminação para a mina. Atualmente, cinco torres de iluminação HIMOINSA Apolo Start 4006 e um grupo gerador silencioso modelo HFW250 T5 operam em vários dos seis setores de extração da jazida.

Especificações técnicas do equipamento

As difíceis condições ambientais da região, cujas temperaturas oscilam de -40°C no inverno a mais de 35°C no verão, exigiram que a empresa escolhesse um equipamento que fosse resistente e seguro. O gerador HIMOINSA HFW250 é equipado com resistências para o pré-aquecimento do circuito de água do motor, o que permite o arranque do gerador durante o inverno. Desta forma, o grupo gerador, que funciona em sistema de reserva, garante um arranque imediato, mesmo quando as temperaturas atingem os -40°C, já que os equipamentos HIMOINSA são configurados para que os líquidos do motor não congelem.

Como um grupo gerador voltado para emergências, ele é capaz de captar uma carga elétrica completa em apenas 10 segundos após a ocorrência de uma falta de energia. Somado a isso, possui um alto nível de isolamento acústico. Todas as carcaças HIMOINSA têm seu interior revestido com forro de lã de rocha, um material com excelentes propriedades de isolamento termoacústico. Um dos motivos que fizeram com que o grupo gerador HIMOINSA fosse bem aceito no setor de mineração é o acabamento de sua superfície à base de pó de epóxi-poliéster, um tratamento químico que impede a corrosão, efeito bastante comum neste tipo de ambiente.

O clima em Tavan Tolgoi é seco, com muito pó e a presença de ventos fortes também é uma constante, o que faz com que aumentem os riscos das equipes se ferirem. A torre de iluminação AS4006 está preparada para resistir a temperaturas entre -20 a 45°C e seu mastro, que pode ser elevado manualmente e atingir 9 metros de altura, tem uma capacidade para iluminar até 32.000 metros quadrados. Os técnicos responsáveis pelo projeto afirmam que, no verão, as torres de iluminação HIMOINSA trabalham durante toda a noite e no inverno geram luz 24 horas por dia, uma vez que nesta época, a luz natural é muito incipiente e que, portanto, a luz artificial é uma necessidade. “Essas torres de iluminação podem trabalhar até 70 horas ininterruptas, ou seja, mais de 7 noites, sem precisar de reabastecimento", explica Manuel Sánchez Bada, gerente de engenharia da HIMOINSA.

 

O mastro de 9 metros de altura pode ser dobrado manualmente e no sentido horizontal, assegurando assim, um transporte excelente e simples, "um detalhe muito valorizado pelos responsáveis de projetos do setor de mineração, já que, em função das fases de extração, as equipes precisam ficar em constantemente se deslocando de um lugar a outro nas jazidas", diz Fred Shen, Regional Sales Manager, que acrescenta que "o fato dos equipamentos terem sido concebidos para um fácil transporte colabora para a otimização do tempo de trabalho e aumento da produtividade.”